sábado, 21 de diciembre de 2013

Conselhos de um pastor.

Tenho bastante zelo pelo chamado profético e, por isso, com temor e tremor irei falar algumas coisas para ajudar os que são chamados neste ofício ministerial.
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4.11-13)
Se Ele concedeu “uns para profetas” é porque se faz necessário a atuação desse dom, e a não atuação dele faz falta no corpo de Cristo. Não podemos mudar o plano de Deus. Quero destacar o verso 16:
‘Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”
Aqui fala do propósito geral. O corpo bem ajustado. Porém, notem que ele falou de cooperação, não de atuação. Muitos querem atuar como profeta, mas não estão cooperando como profeta.
Existe algumas coisas que acontecem com aqueles que percebem o chamado profético em sua vida. De fato, são dois extremos. Uns se tornam ativos demais com ímpeto de fazer valer o chamado imediatamente mesmo que isso seja para matar alguém.  Vê uma situação e pensa: “eu sou o cara que tenho que resolver isso”, e age de maneira imatura, por vezes, trazem danos na vida de pessoas. Outros se isolam no “deserto” dizendo: “não quero mais esse chamado”,  recuando, como quem não tem mais chamado. Eu pergunto: por que não vão para o meio, na maturidade e no equilíbrio?
Posso citar o exemplo de dois profetas maduros e equilibrados: Maneco é um exemplo de um profeta vivo que demonstra esse equilíbrio e maturidade, temos também Simon Potter um homem que atua nesse ministério de maneira efetiva. São pessoas que nos ajudam a afinar como um diapasão.
Quero enfatizar que estou fazendo as observações de um pastor sobre o chamado profético. Nosso conselho é para que esse chamado seja melhor aproveitado na igreja local, e para isso, quero destacar alguns pontos importantes:
Existe uma necessidade desse aperfeiçoamento. A maturidade do chamado não se dá no início.  Não comprometa a unção com orgulho, porque muitos têm o conceito de super valorizar um profeta. Quem valoriza da forma errada é aquele que não sabe buscar em Deus através da Palavra e da oração. São pessoas acomodados que elogiam em busca de uma palavra.
Essa maturidade é algo que você tem que desenvolver, porque o dom será consistente se houver maturidade na atuação.
O chamado profético desperta demais a atenção das pessoas. Por isso, antes de chegar na chamada de maneira efetiva é necessário trilhar caminhos na maturidade, porque o profeta não é reconhecido na infância espiritual.
O profeta deve priorizar o ensino e a pregação da Palavra e para isso é necessário maturidade. Sabemos que Samuel era um profeta. Deus falou com ele: “Samuel! Samuel!”. E ele disse: “Diga senhor!”. Isso ocorreu mais de uma vez.  Eu lhe pergunto: Deus reclamou dele por ele não ter maturidade em distinguir a sua voz? Sabemos que não.
Há pessoas imaturas mostrando uma falsa maturidade para ensinar no Rhema, como se isso fosse o ápice da maturidade e essas coisas tem se tornado uma epidemia em nosso meio.
Não se orgulhe do dom. Se você se orgulhar vai negociar a unção.
O ministério profético é cobrado: “Profetiza! Profetiza!”… É cobrado a ter mover e, se você for fraco, se vende como Balaão.
Em meio a mover constante você vai ter  multidão lhe seguindo, mas isso não quer dizer sucesso no ministério. Sucesso é fazer as pessoas seguirem Deus e a Sua Palavra.
A unção é de Deus e quem faz acontecer é Ele, não você. Afinal, você não é Deus. Não ache que poderá incorporá-lo. Quando alguns estão sendo usados por Deus, pensam que estão possessos por Ele, então passam por cima das pessoas, não obedecem os horários e ficam “nem aí” para o pastor. O profeta deve ser sujeito as lideranças.
O Espírito Santo tem liberdade, mas Ele não atrapalha a visão que Ele mesmo estabeleceu.
Aprenda a honrar as oportunidades. Se lhe foi dado 50 minutos para pregação, honre seu tempo.
Não seja estranho além do que você já é.  Os profetas que já são estranhos, nada errado nisso, porque você percebe coisas que lhe deixam estranho mesmo, mas ainda acrescentar manias e cacoetes, enfeitando mais do que precisava, chamando a atenção para si vai lhe atrapalhar.
O profeta vai perceber muitas coisas, mas nem tudo deve ser dito, tem coisas que se percebe, porque esta na freqüência do profeta, mas não é para ser compartilhada. Ele precisa tornar se confiável, porque boa parte do que você recebe não é para ser dito.
Tem pessoas que querem patentear as profecias, e isso tem nome: meninice.
Não seja critico com os outros dons, salientando a sua parte. Tem pessoas que trazem para si uma super valorização. É desconfortável para os outros dons lidarem com isso.
É necessário ter maturidade para julgar pela palavra. Um profeta precisa amadurecer para que ele mesmo recicle o que ele recebe.
Quero exortar sobre outro comportamento que percebo: Quando pessoas percebem que tem algo para compartilhar na igreja elas gastam 20% do tempo se justificando, 20%  dando a palavra, 30% se  justificando, porque deu a palavra e por fim mais 30% exigindo que o povo receba.E se a palavra for pequena, ele dá CTRL C+ CTRL V para preencher o tempo que ele julga necessário.
Com essa imaturidade eu pergunto: Quem é culpado aqui? É o pastor que não dá oportunidades? Certamente, não é o pastor. Como confiar o púlpito a alguém imaturo e desequilibrado?
Eu reconheço o chamado profético em várias pessoas e vejo como eles lidam com as oportunidades. Por isso, sempre que posso lhes dou oportunidade aqui na igreja. Simon Potter gasta grande parte do seu tempo ensinando, pregando e não apenas profetizando. Eu nunca vi Maneco rebelde e arrogante. Nem o vi aparentando ser Deus.
A igreja tem a necessidade que o ministério profético opere. Se você está começando, seja humilde para saber que você não tem toda a maturidade. Isso leva tempo. Então, não pense que o seu pastor ou líder está lhe resistindo por não está dando oportunidade hoje.
Não quero que você fique com medo de agir, quero que você aja certo.
Um profeta maduro não será resistido!
Ver todos os arquivos de:
Pr. João Roberto